Atuação Clínica

O psicólogo Maurício Amaral de Almeida atende adultos, jovens e casais utilizando a abordagem da Terapia Cognitiva de Aaron T. Beck.


Na clínica individual com adultos e jovens, atua com atendimento clínico em consultório ou na modalidade de acompanhamento terapêutico, tendo experiência em uma vasta gama de questões pessoais e profissionais, ansiedade, depressão, timidez e dificuldade de relacionamentos, sexualidade, transtornos de personalidade e psicoterapia preventiva.


O trabalho com casais foca especialmente a reestruturação da comunicação entre casais, da vida sexual dos parceiros e as habilidades necessárias para lidar com os momentos de crises de relacionamento.


Atua ainda na área da sexualidade alternativa, na qual tem pesquisado diversas formas de sexualidade emergentes na atualidade, área na qual atualmente se dedica a escrever um livro.

Comment (70) Hits: 8316

A clínica individual

A atuação do psicólogo Maurício Amaral de Almeida na clínica individual com adultos e jovens é baseada na Terapia Cognitiva de Aaron T. Beck.


Através de métodos modernos e com grande embasamento científico e experimental a Terapia Cognitiva pode ajudar você a solucionar problemas de relacionamento, a gerenciar de maneira mais eficiente o estresse que a vida nos impõe, a melhorar a sua auto-estima, a lidar melhor com seus medos, com as suas oscilações de humor e a ser mais auto-confiante.


Você pode aprender a lidar com problemas de humor tais como a depressão, ansiedade, raiva, pânico, ciúme, culpa, vergonha e timidez excessiva.


Problemas na área da sexualidade como a ansiedade com relação a atividade sexual, ejaculação precoce, falta de desejo, dificuldade de atingir o orgasmo, frigidez entre inúmeros outros também podem ser eficazmente tratados com a psicoterapia individual.


O atendimento é feito no consultório em sessões semanais mas pode ter a sua frequência variada conforme as necessidades específicas de cada paciente ou a fase do tratamento. O atendimento fora do consultório na modalidade de acompanhamento terapêutico também é uma possibilidade a ser avaliada juntamente com o paciente sempre visando o melhor atendimento das suas necessidades e anseios.

Comment (137) Hits: 5301

Atendimento clínico com casais

Relacionar-se é uma necessidade humana básica. Apesar disso parece cada vez mais difícil manter um relacionamento afetivo feliz e duradouro.

 

A Terapia Cognitiva de Aaron T. Beck e os trabalhos de Albert Ellis demonstram a importância que a cognição, entendida como a forma que cada um de nós entende, percebe e dá significado as nossas vivências, desempenha na construção e na vivência dos relacionamentos íntimos.


Quando a percepção do parceiro afetivo se dá de maneira negativa o indivíduo irá naturalmente experimentar sentimentos igualmente negativos como a raiva, o desapontamento e a amargura.

A deterioração de um relacionamento não acontece da noite para o dia e mesmo grandes eventos como a quebra da confiança, dos acordos ou das expectativas que são a base de cada relacionamento nunca acontecem sem uma história de desentendimentos anteriores que raramente envolvem somente um dos parceiros. Semelhantemente a reconstrução da relação, do entendimento e do amor tem de ser uma obra a qual aqueles que escolheram ser parte de um relacionamento devem se dedicar juntos.

A Terapia Cognitiva conta com instrumentos que podem ajudar os casais a reestruturarem a sua comunicação, o entendimento, a desconstruírem as expectativas irrealísticas e a reencontrar a verdadeira intimidade.

Comment (109) Hits: 4809

Transtornos da Sexualidade e Sexualidade Alternativa

A sexualidade é uma área de grande importância para muitas pessoas. A cultura atual dá especial destaque a este campo da experiência humana. Entretanto aquilo que deveria ser fonte de prazer, e da maior experiência de intimidade que se pode viver, muitas vezes se torna a causa de grande angústia e ansiedade.


Entre os motivos de tanto sofrimento causado por questões sexuais destacam-se os transtornos da sexualidade, a dificuldade de identificação da identidade sexual e a pouca compreensão das formas de sexualidade alternativa que vem sendo cada vez mais frequentes.


Os transtornos da sexualidade incluem problemas com ejaculação precoce, falta de desejo pelo parceiro, diminuição da libido em geral, dificuldade para se atingir o orgasmo, além de traumas de diversas naturezas.


As dificuldade com relação a identificação da identidade sexual não se limita à orientação sexual, antes envolve toda a auto-imagem sexual de cada um e muitas vezes é fonte de grande angústia quando os desejos íntimos não correspondem às expectativas do ambiente onde se vive.


Atualmente formas diversas de sexualidade que não estão em conformidade com os ideais tradicionais de comportamento sexual têm sido identificadas e estudadas em profundidade. As formas de erotizações alternativas são uma das principais áreas de estudo do psicólogo Maurício Amaral de Almeida.


A Terapia Cognitiva dispõe de técnicas efetivas para lidar com as angustias e as ansiedades que tão frequentemente se associam as dificuldade na área da sexualidade.

Comment (15) Hits: 3845