Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina

Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina: Das bases psicológicas aos modelos computacionais.

 

A inteligência artificial é a área da Ciência da Computação que lida com problemas de alta complexidade e as suas definições formais variam dependendo da ênfase e do objetivo desejado. A aprendizagem de máquina, por sua vez é uma subárea da inteligência artificial que procura compreender e implementar artificialmente processos de aprendizagem.


Independente da definição que se adote ambas a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina se utilizam do conhecimento de diversas áreas entre as quais a psicologia, a matemática, a filosofia, as neurociências, a ciência da computação, a linguística, entre outras.

 

 A formação em Psicologia e seu Mestrado e Doutorado em engenharia da computação, atuando na área da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina e a graduação em física proporcionam ao Psicólogo e Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida a perspectiva ideal para discutir essas áreas e mostrar o relacionamento ente elas.


Esse minicurso traça o caminho da inteligência artificial partindo das suas perguntas iniciais e caminhando até as implementações computacionais, discutindo e relacionando cada passo às ciências e a filosofia subjacentes aos desenvolvimentos dessa área fascinante.


Se beneficiarão desse minicurso principalmente os profissionais de desenvolvimento de software interessados em aumentar o seu repertório de técnicas, os psicólogos interessados em refletir sobre modelos cognitivos.


É desejável, porem não obrigatório, possuir noções de programação e de estruturas de dados.

 

 

 

 

 

 

Leave your comments

0
terms and condition.

People in this conversation

Comments (147)

Load Previous Comments