Uma introdução à etnografia da comunidade BDSM brasileira

Almeida, M. A.; Silva Jr, N. Uma introdução à etnografia da comunidade BDSM brasileira In: Silva Jr, N.; Ambra, P. Anais II Colóquio internacional práticas e usos do corpo na modernidade, Psicologia /USP, ISBN: 978-85-86736-46-9, São Paulo, 2011.


Uma introdução à etnografia da comunidade BDSM brasileira

 

Maurício Amaral de Almeida

Programa de Mestrado do CEETEPS

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Nelson da Silva Júnior

Instituto de Psicologia da USP

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Resumo: Uma quantidade crescente de pessoas que não se encaixam nas definições patológicas de fetichistas têm apresentado preferência, ou obtém grande prazer, na associação do erotismo  à atividades não convencionais. Em função do preconceito percebido por essas pessoas com relação aos seus desejos e suas preferências a maioria delas os mantêm em segredo.

Quando esses desejos encontram seu caminho e rompem as barreiras do medo e do preconceito alguns passam a procurar pares que se identifiquem com suas fantasias. Esta busca geralmente se inicia no mundo virtual para em seguida penetrar na mundo real. As diversas pessoas que viveram esse processo acabaram por formar uma comunidade que se identifica pela sigla BDSM , que é uma forma resumida de “Bondage e Disciplina, Dominação e submissão e Sadomasoquismo”.

Serão apresentados aqui aspectos obtidos em vários anos de pesquisa etnográfica iniciando no mundo virtual e seguindo até as reuniões, festas e eventos fechados onde o uso do corpo constrói prazer através de rituais elaborados e práticas surpreendentes.


Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Leave your comments

0
terms and condition.

People in this conversation

Comments (10)