O que é Terapia Cognitiva

A Terapia Cognitiva é uma das formas de psicoterapia mais mais bem sucedidas e de maior sucesso da atualidade.

 

 

Neste contexto “Cognitivo” se refere ao pensamento, à percepção ou ao processo pelo qual entendemos as coisas. É através da cognição que atribuímos sentido a cada uma de nossas experiências.

 

 

Desta forma pode-se entender a Terapia Cognitiva como uma forma de psicologia que dá grande ênfase ao exame da nossa forma individual de pensar, de sentir e de compreender o mundo, que nos ajuda a perceber a nós mesmos, aos nossos relacionamentos e ao mundo que nos cerca de forma mais clara sendo assim uma forma de cuidar do ser humano e de promover, preservar e restabelecer a sua saúde mental e emocional.

 

 

Desde a publicação do primeiro manual de terapia cognitiva por Beck e seus colaboradores em 1977 uma infinidade de estudos demonstraram sua eficácia no tratamento, entre outros, do transtorno depressivo maior, do transtorno de ansiedade generalizada, no transtorno do pânico, dos transtornos de personalidade bordeline, bipolar, dependente, obsessivo-compulsiva, de esquiva e anti-social,da fobia social e das questões de relacionamentos entre casais onde pode beneficiar tanto casais com problemas severos de relacionamento quanto casais que desejam aperfeiçoar a sua vida a dois.

 

 

Comment (14) Hits: 2218